Dizem que propaganda é a alma do negócio. Realmente, não podemos negar que quem não é visto não é lembrado.
Fico impressionado com os belíssimos e inteligentes comerciais que a cada dia são criados. Pessoas bonitas, sorridentes e uma alegria contagiante no ar, tudo para passar uma boa imagem a nós, "meros" clientes.
Mas cá entre nós, vocês já entraram em um Banco e encontraram pessoas animadas, com brilhos nos olhos, para atendê-los? Os Bancos só querem uma coisa de você: o seu dinheiro. Aliás, querem que fiquemos cada vez mais endividados para poder nos oferecer um "emprestimozinho" com um "jurinho" de 130% ao ano. Mas quando precisamos tirar uma simples dúvida, como por exemplo, saber quantos dias leva para compensar um cheque de R$ 500,00, o atendente com aquele jaleco ridículo escrito "Posso te ajudar?" e com aquela cara de "bunda sem lavar", responde com uma má vontade "do caraio", como se todo mundo devesse saber a resposta.
Nessas horas ficou pensando: "cadê aquela mulher linda e maravilhosa, com dentes brancos e brilhantes da propaganda para me atender"?
Outro exemplo são as Concessionárias de Veículos, que disputam "a tapas" o horário nobre da TV. Colocam "aquele monte de gente" correndo, pulando e "saltitando como gazelas no cio", com uma sensação de liberdade tremenda quando entram em um carro. Pena que a realidade é um "pouquinho" diferente, né? Para te vender um carro, o vendedor, ops, o Consultor de Vendas te trata a "pão de ló", isso se ele achar que você terá condições de comprar, pois caso contrário, se ele achar que você tem cara de pobre, "fudeu"!!!
No entanto, acho que não existe nada pior que as Operadoras de cartão de crédito. Como é fácil conseguir um cartão hoje em dia, não? A gente não precisa nem mais se preocupar em pedir, afinal, os atendentes são tão "prestativos" que agora nos ligam quando estamos na comodidade de nossas casas, seja sábado, domingo, feriado ou dia santo.
Como é "gostoso" estar em casa em um sábado à noite, curtindo a família, tomando uma cervejinha e receber uma ligação e ouvir do outro lado da linha: "Sr. Flávio Augusto da Cruz Mestre, meu nome é Luiza Albuquerque, falo da Central de Atendimento da Credicard e para sua segurança nossa ligação está sendo gravada. O motivo de meu contato é para "estar falando" sobre as vantagens de nosso cartão de crédito...e blá blá blá"...
Juro que gostaria de entender o que se passa na cabeça de um Diretor Comercial ou de Marketing destas Operadoras. Onde será que eles leram que oferecer um cartão para uma pessoa em pleno sábado às 20:00h seria uma excelente estratégia de venda? Será que as Faculdades de hoje estão ensinando isso???
Há quase 1 década trabalho na área de suprimentos, lido com mais de 1.000 empresas pelo Brasil e pelo mundo, e quando me perguntam quais empresas elegeria como as melhores no quesito atendimento, só me vem uma na cabeça: a GVT. Por sinal (sem trocadilho...rs), as Operadoras de Telefonia no Brasil são uma das melhores quando o assunto é propaganda, pena que param por aí...
A verdadeira alma do negócio, minha gente, não é a propaganda, e sim, o ATENDIMENTO!!
Que me perdoem os marketeiros de plantão...
Flávio Mestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário